O QUE É MISTICISMO?

A palavra misticismo vem do grego musticos e significa “estudo dos mistérios da vida”.
Na AMORC é o estudo das leis que regem o universo e a aplicação destas mesmas leis nos níveis físico, mental e espiritual.
Misticismo é o caminho que permite ao homem reconciliar-se com Deus, com a Natureza e consigo mesmo.
 
EM QUE O MISTICISMO ROSACRUZ PODE SER ÚTIL NA VIDA COTIDIANA?
 
Como dissemos acima, o Misticismo Rosacruz traduz-se no estudo e na aplicação das leis divinas na vida diária.
Como prova a experiência milenar da AMORC, é a aplicação dessas leis que permite o ser humano ser mais feliz, seja nos negócios, na saúde, na família e em qualquer campo da vida humana.
O Rosacruz é uma pessoa prática, não um sonhador. Nada está incluído nos Ensinamentos da AMORC que não seja aplicável e não produza resultados benéficos.

A TÁBUA DE ESMERALDA

 
“Verdadeiro, sem falsidade, certo e mais do que real, aquilo que está em baixo é como aquilo que está em cima, e o que está em cima é como o que está em baixo para cumprir as maravilhas de uma coisa. Assim como todas as coisas são criadas de uma coisa, pela vontade e comando do único que a criou, assim todas as coisas são nascidas desta única coisa por prescrição e união.
 
Seu pai é o Sol, sua mãe é a Lua, o vento a carrega em seu ventre, sua ama é a Terra. Este é o pai da perfeição em todo o mundo. Seu poder é perfeito quando transformado em terra; por isto, deves separar a terra do fogo, e o sutil do rude e grosseiro, mas com amor, com grande compreensão e discernimento. Ela sobe da terra ao céu e do céu vem novamente à terra e de novo recebe o poder do em cima e do em baixo.
 
Deste modo terás o esplendor de todo o mundo. Toda falta de compreensão e de capacidade te abandonará. Este é o maior de todos os poderes, pois pode sobrepujar toda a sutileza e pode penetrar tudo o que é sólido.
 
Assim foi criado o mundo. Assim se originaram raras combinações e maravilhas são forjadas; esta é a maneira de agir. Por isto sou chamado Trismegisto, pois possuo as três partes de sabedoria do mundo. Tudo que eu disse a respeito do trabalho do Sol está cumprido.”
 
A Tábua de Esmeralda, texto alquímico de Hermes Trismegisto (traduzida por R. Phelps do livro Amphitheatre de H. Khunrath).
 
Como "escriba e mensageiro dos deuses", no Egito Helenístico, Hermes era tido como o autor de um conjunto de textos sagrados, ditos "herméticos", contendo ensinamentos sobre artes, ciências,  religião e filosofia - o Corpus Hermeticum - cujo propósito seria a deificação da humanidade através do conhecimento de Deus.
 
É pouco provável que todos esses livros tenham sido escritos por uma única pessoa, mas representam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo, atribuído ao grande deus da sabedoria.
 
Costuma-se creditar também a Hermes Trismegisto o Livro dos Mortos ou o Livro da Saída da Luz, além do mais famoso texto alquímico, a "Tábua de Esmeralda".
 
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_Trismegisto

Citações de ou sobre: Hermes Trismegistus

CONHECIMENTO ESOTÉRICO E EXOTÉRICO

 
O termo Esoterismo, com “s”, designa um conhecimento especial que é reservado, restrito a um grupo de pessoas que se mostraram merecedoras de recebê-lo; que passaram por um processo iniciático. 
 
Trata-se de uma abordagem mais profunda que não se restringe à esfera puramente intelectual, exigindo uma preparação interior para ser apreendida em todo o seu alcance.
 
Já o termo exoterismo, com “x”, quer dizer uma massa de informações de ampla difusão, não tão profunda e acessível a toda e qualquer pessoa. 
 
O Conhecimento Rosacruz a que você terá acesso é esotérico. Por ser assim, não objetiva desenvolver puramente a fase intelectual, mas, sobretudo, estimular e despertar as potencialidades latentes e psíquicas que jazem em todo indivíduo e que, uma vez acordadas, permitem realizar coisas maravilhosas; coisas que muitos podem considerar verdadeiros “milagres”, mas que são  apenas a manifestação de Leis Naturais e Espirituais. 
 
O homem, de fato, ainda usa pouco de seu potencial total, conforme o reconhece a própria ciência.
Os Rosacruzes sabem há séculos como despertar a integralidade da capacidade psíquica e espiritual humana, através de um processo testado e comprovado que reúne teoria e prática numa caminhada ascensional harmoniosa e gradual.
 
O Legado Rosacruz é uma vasta coletânea de conhecimentos que vieram até nós através de muitos séculos, que hoje reúne a sabedoria dos iniciados egípcios, indianos, árabes, gregos e europeus.
 
É importante ressaltar que este conhecimento não é aquele que pode ser encontrado em livros de ampla circulação ou em cursos, palestras e seminários abertos ao grande público.
 
O Sistema Rosacruz integra em um conjunto válido Misticismo, Metafísica, Ciência e Filosofia. Trata-se de uma Sabedoria que se antecipou em muitos pontos à Ciência e à Filosofia oficiais, uma vez que os Rosacruzes nunca estiveram presos a dogmas e possuem uma metodologia própria de investigação.
 
Trata-se de uma Metodologia de Investigação Mística, cujo processo não é possível ser explicado completamente neste livreto "O Domínio da Vida".
 
Basta dizer que essa Metodologia apela para o despertar daquela capacidade total do homem a que já nos referimos. Trata-se de um Conhecimento que não se cristalizou no tempo, mas foi  constantemente enriquecido pelas muitas mentes brilhantes de místicos, filósofos e cientistas que  fizeram parte da Ordem Rosacruz. Portanto, não se trata de um pensamento de uma única mente, mas de um Colegiado de Pesquisadores.
 
Esses ensinamentos estão em expansão, continuamente atualizados de modo a refletirem nosso mundo moderno enquanto se mantêm consoantes com as tradições da Ordem.

 

UMA SOCIEDADE SECRETA?

 

Por vezes atribui-se aos Rosacruzes o rótulo de “Sociedade Secreta”. Atualmente isso não corresponde à verdade, mas já foi válido em séculos passados.
 
Em todas as épocas aqueles que buscavam a Verdade, a despeito da versão oficial da mesma, e a tentavam expor a seus semelhantes, se tornaram objeto de perseguição, seja por governantes tirânicos ou sistemas religiosos dogmáticos.
 
Devido a essa perseguição, por vários séculos a  Ordem Rosacruz teve que se ocultar sob vários nomes. Isso se deu contrariamente à sua vontade e ao desejo dos Rosacruzes. 
 
Não obstante, em todos os tempos a Ordem nunca cessou suas atividades, perpetuando seus ideais e ensinamentos, participando direta ou indiretamente no avanço das artes, das ciências e da civilização em geral, sempre enfatizando a igualdade dos sexos e a verdadeira fraternidade de toda a humanidade.
 
Felizmente, hoje a Ordem já pode atuar abertamente, em benefício de todos os que se interessarem por seus estudos. 

CONSELHO DE AUXÍLIO ESPIRITUAL

 
O Conselho de Auxílio Espiritual é um grupo de Rosacruzes que medita diariamente em favor de outras pessoas que estão lutando com problemas de saúde, emocionais, financeiros, ou outros desafios.
O Conselho irradia ajuda metafísica àqueles que dela precisam através de um sistema místico e especial de harmonização.
Resultados muito importantes têm sido conseguidos mediante este trabalho. Os Estudantes Rosacruzes recebem informação completa sobre os serviços do Conselho na primeira remessa de material que lhe enviamos.
Qualquer pessoa, seja ou não membro da AMORC, pode solicitar o auxílio deste Conselho.
 

Personalidades Rosacruz

 FARAÓ AKHENATON,

a primeira grande personalidade da História, foi o Grande Mestre Tradicional da Antiga Fraternidade
Egípcia cerca de 1500 a.C.. Ele é conhecido pelo lançamento de uma religião monoteísta – a crença num Deus único.

ELLA WHEELER WILCOX

Escritora e poeta, trabalhou com H. Spencer Lewis para reestabelecer a Ordem Rosacruz na América.
Seu discernimento profundo da espiritualidade e da natureza emocional da humanidade foi uma inspiração para o Dr. Lewis e os Rosacruzes 
daquela época.

 Jean Jacques Rousseau

"A Consciência nunca nos engana e é a verdadeira

guia da humanidade. Ela é para a alma o que o instinto é para o corpo; quem quer que a siga persegue o caminho direto da natureza e não necessita temer estar desorientado".
 
– Jean Jacques Rousseau, Filósofo francês

MICHAEL FARADAY,

considerado o pai da Física, tinha baixa escolaridade.
 
Sua vida e a vida de muitas outras pessoas foram enriquecidas pela inspiração da instrução rosacruz.

Gottfried Wilhelm von Leibniz, Filósofo

alemão, matemático e Rosacruz.
“Entendo por razão, não a faculdade de raciocinar, que pode ser bem ou mal utilizada, mas o encadeamento das verdades que só pode produzir verdades, e uma verdade não pode ser contrária a outra.”
 
– Gottfried Wilhelm von Leibniz 

RENÉ DESCARTES

Cientista francês, filósofo, e Rosacruz.
“Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver
tentado abrir"
 
– René Descartes

BENJAMIN FRANKLIN

Estadista, escritor e famoso inventor americano,
Benjamin Franklin, como muitos fundadores dos Estados Unidos, foi fortemente influenciado pelos ensinamentos 
Rosacruzes ao estabelecer os rumos para sua nova pátria.

 ISAAC NEWTON,

Rosacruz, filósofo e matemático inglês, que descobriu a lei da gravidade  e é  famoso como um dos maiores cientistas de todos os tempos.

“Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros gigantes"

 

ELBERT HUBBARD, Escritor, editor,

tipógrafo e Rosacruz.
“O adepto só se comunica o melhor possível com um outro Adepto. 
Entre eles forma-se um círculo sagrado, ao qual só os Eleitos são admitidos.
 
A Fraternidade das Vidas Consagradas admite todos os que são dignos; e todos os que são excluídos excluem a si mesmos"

ROBERT FLUDD

Médico inglês, alquimista e Rosacruz. Dotado de conhecimento universal, seus livros são verdadeiras obras primas de conhecimento esotérico.
Tentou estabelecer, do ponto de vista místico, uma síntese de todos os saberes.

FRANCIS BACON, filósofo e escritor

inglês e antigo Imperator da Ordem Rosacruz, foi apenas um dos muitos Rosacruzes famosos ao longo da História.
“Se um homem começar com certezas, vai acabar com dúvidas; mas se ele se contentar em começar com dúvidas, vai acabar com certezas.”
– Sir Francis Bacon

MARIE CORELLI
 
Escritora inglesa e Rosacruz, Marie Corelli foi uma romancista, autora de best-sellers na sua geração, emocionando  leitores do mundo inteiro com suas obras de enredo místico.
“A vontade de cada homem e cada mulher é como a bússola de um navio: para onde ela aponta, segue o navio.”

 

H. SPENCER LEWIS, Cientista, escritor,

filósofo, pintor e místico, H. Spencer Lewis assumiu a responsabilidade de reativar a Ordem na América do Norte.
“Como irmãos da Rosa-Cruz, nossos esforços pessoais, nossa mente, nossos laboratórios e nossas instituições, estão dedicados à reconstrução da espécie humana e ao avanço da civilização.”
 
– H. Spencer Lewis