Localizar Celular ou PC Roubado

19/09/2013 10:12

Como localizar e recuperar o celular ou PC roubado

Não tem como evitar: a prevenção é o melhor remédio. É importante guardar a caixa e a nota fiscal do aparelho novo, com o número de série anotado. No caso de perder o celular, isso permite que as operadoras bloqueiem o aparelho e evita que ele seja usado por outras pessoas.

Além disso, há programas de segurança que ajudam a localizar e recuperar o aparelho, em caso de perda ou roubo. Mas, obviamente, é necessário instalá-los primeiro, para que o processo de localização funcione. No meu caso, eu tenho o Prey no PC, além do Prey para Android. Também existem versões de Prey para Mac e Prey para iPhone.

O Prey é um programa grátis com código aberto. Ele bloqueia seu dispositivo, envia relatórios com a posição do aparelho no mapa e tira uma foto do ladrão (para computadores com webcam). Também é possível fazer tocar um alarme e exibir uma mensagem na tela. Para funcionar corretamente, depois de instalar, você deve criar uma conta. Só assim é possível acioná-lo pela internet ou via mensagem SMS.

Tenho que confessar que um dia esqueci meu celular em um táxi e pude recuperá-lo graças a este aplicativo. O aparelho estava em modo silencioso, por isso o taxista não escutava quando eu ligava para o meu próprio telefone. Usei o alarme do Prey para chamar a atenção do motorista, que me ligou logo em seguida. Enquanto isso, eu fiquei acompanhando no mapa o meu celular passeando pela cidade.

No site do Prey, é possível ler várias histórias de pessoas que recuperaram o computador ou o celular com o aplicativo, inclusive a de outros três brasileiros: um deles, de Joinville, conseguiu recuperar o MacBook Pro; outro, de Maringá, teve o laptop furtado do seu carro e conseguiu tê-lo de volta; e o paulista que recuperou o celular perdido no ônibus.

Outro caso que ficou famoso na internet foi o da publicitária Simone Mozilli, que conseguiu localizar o iPad perdido com a ajuda do Find My iPhone, outro interessante app antirroubo oficial da Apple.

Não dê chance ao azar e instale um - ou mais - programa antirroubo de rastreamento. Esperemos que não, mas pode ser que um dia faça falta.

Fonte: https://artigos.softonic.com.br/como-localizar-recuperar-celular-pc-roubado