Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


Ciência

Por que com o passar dos anos achamos que o tempo passa mais rápido?

Postado em: 25/04/11 por: RickSk8 Categoria: Curiosidades

  

cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... Você começará a perder a noção do tempo. Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e, portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

https://www.euviali.com/curiosidades/por-que-com-o-passar-dos-anos-achamos-que-o-tempo-passa-mais-rapido/

É possível parar o tempo?

Digamos que você esteja em um avião viajando para o oeste ao redor da linha equatorial da Terra. Na linha do equador, os fusos horários estão a um pouco mais de 1.600 km de distância, então para atravessar um deles a cada hora, o avião teria de voar a uma velocidade ligeiramente superior a 1.600 km/h.

Se você começasse a voar ao meio-dia, à uma da tarde (de acordo com o seu relógio) você atravessaria um fuso horário, fazendo com que seja meio-dia novamente. Esse processo continuaria enquanto seu avião pudesse permanecer no ar. Assim que seu relógio passasse das 12h59, você o faria voltar para o meio-dia de novo. Durante toda a sua viagem ao redor da Terra em direção ao oeste, o tempo ficaria entre meio-dia e uma da tarde.

Na verdade, você estaria mantendo sua posição na Terra em relação ao sol. Você estaria voando na mesma velocidade em que a Terra está rodando, mas indo em direção contrária, portanto o sol ficaria sempre na mesma parte do céu. Sabemos que ao meio-dia o sol está aproximadamente acima de nossas cabeças, então nessa jornada o sol estaria sempre acima do avião. Na verdade, você estaria perseguindo o meio-dia ao redor do mundo. Se você prefere pores-do-sol, você poderia observar um pôr-do-sol eterno se partisse em sua jornada para o oeste assim que o sol começasse a se pôr.

E se o avião pudesse permanecer no ar por dias ou até semanas? Você ficaria parado no tempo para sempre? A resposta é que a hora do dia seria sempre a mesma, mas a data continuaria a mudar. A hora estaria sempre entre meio-dia e uma da tarde, mas cada vez que você cruzasse a Linha Internacional de Data, no mesmo momento seria meio-dia do dia seguinte.

A Linha Internacional de Data vai do Pólo Norte até o Pólo Sul, através do Oceano Pacífico. Ela fica do lado oposto da linha do meridiano (que é Greenwich, na Inglaterra).

Antes que a Linha Internacional de Data fosse estabelecida, o explorador português Fernão de Magalhães, que foi o primeiro a navegar ao redor da Terra, descobriu, quando voltou, que havia se passado um dia a mais do que o esperado. Seus tripulantes haviam anotado os dias com atenção em seus diários, e aconteceu que durante quase três anos de viagem eles haviam visto um nascer do sol e um pôr-do-sol a menos do que as pessoas que estavam em terra.

 

Postado em: 05/03/11 por: RickSk8 https://www.euviali.com/curiosidades/e-possivel-parar-o-tempo/

 


MAIS LAMBANÇAS: UMA DEFESA PRA LÁ DE DESASTRADA

 
O exemplo clássico da miopia política dos gênios da ciência é o episódio Albert Einstein x bomba atômica
 
Em agosto de 1939, cientistas europeus apavorados com a possibilidade de a Alemanha nazista produzir sua bomba convenceram o grande Einstein a enviar uma carta ao presidente Franklin Delano Roosevelt, propondo a criação de um projeto nuclear estadunidense.
 
Deu no que deu: os nazistas nem sequer chegaram perto de fabricar a deles e os estadunidenses só tiveram os artefatos prontos quando passara a chance de utilizá-los contra a Alemanha.
 
A morte de Roosevelt colocou a decisão no colo de um presidente medíocre: Harry S. Truman.
 
Apesar de o Japão estar praticamente derrotado e mantendo contatos sigilosos com os EUA em busca de uma fórmula de rendição que lhe permitisse preservar seu imperador, Truman mandou lançar bombas em Hiroshima e Nagasaki. Cerca de 220 mil seres humanos morreram instantaneamente, e tiveram sorte: pior ainda foi a agonia lenta dos atingidos pela radiação.
 
Motivo da carnificina: mostrar a Joseph Stalin que, embora o exército soviético fosse imbatível em solo europeu, os EUA tinham como retaliar caso a URSS, no embalo da vitória conquistada contra os alemães, decidisse ampliar suas conquistas territoriais. As bombas, em última análise, serviram para deter o Exército Vermelho.
 
Um dos mais atrozes genocídios da História foi apenas o recado emitido para um terceiro!
 
Aprendizes de feiticeiros desastrados, os cientistas que antes haviam considerado justificável confiar uma arma do Juízo Final aos estadunidenses, não se conformaram com a mudança de alvo. Admitiam que a bomba fosse usada contra a Alemanha, mas ficaram horrorizados ante a possibilidade de que servisse para os EUA, covardemente, baterem em bêbados da Ásia.
 
Não conseguiram, contudo, impedir a monstruosidade. Einstein declarou: 
 
"Eu cometi o maior erro da minha vida, quando assinei a carta ao presidente Roosevelt recomendando que fossem construídas bombas atômicas".
 
https://celsolungaretti-orebate.blogspot.com.br/

Megacurioso quer saber: qual é o som do espaço ao redor da Terra?

Gravação realizada durante uma das últimas missões da NASA com sondas exploratórias em órbita, traz o som emitido pela magnetosfera do nosso planeta. De acordo com o site The Atlantic, ao redor da Terra existe uma série de anéis de plasma que pulsam com ondas de rádio, que são inaudíveis aos ouvidos humanos.
Entretanto, algumas antenas são capazes de capturar essas ondas — como os dispositivos de rádio amador, por exemplo: que também são conhecidas como “O Coro da Terra”, já que o seu som lembra o de um coral de pássaros cantando pela manhã.
 
Fontes Megacurioso: NASA e The Atlantic
Para ouvir clique na imagem acima.
 
 

Triângulo das Bermudas

Um lugar conhecido pelo desaparecimento de inúmeras embarcações e aeronaves, há décadas desperta mistério e curiosidade, e por muitos anos surgiram muitas explicações e teorias pra esse fato, esta é mais uma.

> Por que desaparecem aviões e navios no Triângulo das Bermudas?


A força da gravidade pode nos deixar mais leves ou mais pesados em outras partes do espaço. 
Veja quanto uma pessoa de 70 kg pesaria em: 
 

> Lua: 10 kg  > Marte: 23 kg  > Mercúrio: 23 kg  > Vênus: 53 kg  > Saturno: 64,5 kg > Júpiter: 160 kg  > Sol: 1680 kg