Carlitos ou Charlie Chaplin

18/10/2012 21:03

Os melhores filmes de Chaplin

 

Em Busca do Ouro1925 é uma comédia inspirada nas tragédias que marcaram a corrida do ouro no século 19 nos Estados Unidos. Talvez o projeto mais elaborado da carreira de Chaplin, o filme traz algumas das mais famosas cenas cômicas protagonizadas pelo andarilho pobretão. Uma delas quando ele e seu parceiro de garimpo ficam presos na neve. Faminto, Big Jim começa a delirar e vê Carlitos como um suculento frango assado.

Em plena era do cinema falado, Chaplin lançou um de seus melhores filmes mudos: “Luzes da Cidade1931. Nessa comédia romântica o “pequeno vagabundo” apaixona-se por uma vendedora de flores cega e evita que um excêntrico e bêbado milionário cometa suicídio. Sua tentativa de conquistar a moça e seu divertido relacionamento com o novo amigo rico geram cenas de pastelão inesquecíveis. O filme conta com um dos mais belos finais já concebidos na sétima arte.

Tempos Modernos1936 marca o fim de Carlitos após cerca de três décadas de existência do personagem. As consequências da Grande Depressão que se seguiu à crise econômica de 1929 inspiraram Chaplin a fazer dessa comédia visual baseada em pantomima uma divertida crítica à lógica desumana do mundo do trabalho, à desigualdade, à intolerância e à pobreza.

Em 1947, Chaplin produziu “Monsieur Verdoux”, sua mais sombria comédia. Após comprar o argumento de Orson Welles, ele fez o roteiro, a direção e interpretou Verdoux, um caixa de banco charmoso e honesto, mas que durante a depressão econômica ocupa-se de casar com viúvas ricas e depois assassiná-las como forma de sobreviver. A sátira corrosiva do filme aumentou a antipatia e a desconfiança oficial em relação a Chaplin e acabou por intensificar a perseguição política a ele, que culminaria com a não renovação do seu visto de permanência nos Estados Unidos em 1952.

https://lazer.hsw.uol.com.br/charlie-chaplin1.htm

 
O personagem Carlitos
 
O personagem Carlitos foi criado por Charlie Chaplin em seu segundo filme, Corrida de Automóveis para Meninos, de 1914. O cineasta Mack Sennett pediu que Chaplin vestisse alguma coisa engraçada. O ator pensou usar calças bem grandes e sapatos enormes, uma bengala e um chapéu coco. Pensou em uma composição com elementos contraditórios: calça larga e paletó apertado, sapatos enormes e chapéu pequeno. E como Sennett havia acreditado que Chaplin fosse mais velho, resolveu usar um bigodinho para aumentar a idade, mas que não escondesse suas expressões. 
 
"Meu tipo era diferente e não se aproximava de qualquer outro que os norte-americanos conheciam", dizia Chaplin sobre seu personagem Carlitos. Monsieur Verdoux, de 1947, foi o primeiro longa metragem de Chaplin sem o personagem Carlitos.
 

·                                  1 Infância e juventude 

·                                 2 América

·                                 3 Artista pioneiro de cinema

·                                 4 Controle criativo

·                                 5 Técnicas de filmagem

·                                 6 Versatilidade

·                                 7 Era McCarthy

·                                 8 Últimos trabalhos

·                                 9 Oscars

·                                 10 Relacionamentos amorosos e casamentos

·                                 11 Filhos

·                                 12 Cavalaria

·                                 13 Morte

·                                 14 Outras controvérsias

·                                 15 Comparação com outros comediantes da época

·                                 16 Religião

·                                 17 Legado

·                                 18 Mídia

·                                 19 Filmografia

·                                 20 Referências

·                                 21 Ligações externas

 
 
 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin#Liga.C3.A7.C3.B5es_externas
https://guiadoscuriosos.com.br/categorias/693/1/o-personagem-carlitos.html

 

Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


Charlie Chaplin "O Grande Ditador" (The Great Dictator) 1940 legendado

Um barbeiro judeu passa anos em um hospital do exército se recuperando de suas feridas após ter servido na guerra, sem saber do crescimento de poder do ditador fascista Adenóide Hynkel e suas políticas antissemitas. Quando o barbeiro retorna ao seu bairro tranquilo, ele fica atordoado com as mudanças brutais e, de forma imprudente, se une a uma menina bonita e seus vizinhos para se rebelar.

https://www.google.com/search?client=opera&q=Charlie+Chaplin-+O+Grande+Ditador+

V. mobile: melhor visualização em tela inteira (fullscreen).