Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


Meio-Ambiente

Aproveitamento de Água da Chuva

O reaproveitamento da água da chuva é feito através do acúmulo e armazenagem da água da chuva para reutilização, antes que essa água chegue ao aquífero. A água reaproveitada pode ser usada como água potável para ingestão, água para rebanhos de animais, água para irrigação, assim como outros usos típicos da água.
 
https://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/aproveitamento-da-agua-da-chuva
 
Baixar Curso ao Aproveitamento de água da chuva em cisternas Carlos de Oliveira Galvao.pdf" Tamanho 3.4 MB

 


Núcleo SENAI de Sustentabilidade>Reaproveitamento de Água da Chuva
 

Reaproveitamento de Água da Chuva

 

O Reaproveitamento da Água da Chuva veio para completar o abastecimento do local, onde não é necessária água potável, como descargas dos banheiros e na irrigação do jardim. O processo começa com a captação da chuva no telhado.
 
Benefícios: Por meio das calhas, a água passa pelos condutores e vai para as caixas coletoras, que possuem a função de limpeza. Além de descartar as primeiras chuvas (devido ao excesso de poeira do telhado) e as calhas e os condutores seguirem as normas NBR 10844, é aconselhável que a água seja captada antes do contato com o solo, pois assim será de uma qualidade melhor quando comparada com a água em contato com o meio urbano. Esta é uma ótima ideia pra aproveitar esse recurso disponível, economizar na conta da água e ajudar a natureza.
 
Serviços Senai: Economize e proteja o meio ambiente você também. Conte com o Senai, que pode te auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias como essa, oferendo serviços de:
 
- Consultorias ambientais.
- Ensaios e análises ambientais.
 
https://www.senaipr.org.br/nucleo-de-sustentabilidade/reaproveitamento-de-agua-da-chuva-1-24646-225620.shtml

PROJETO EXPERIMENTAL DO SEPARADOR DE ÁGUAS DE CHUVA DE BAIXO CUSTO
MANUAL DE CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO - Versão 1.2 Dezembro/2014
 
Introdução
 
O Separador de Águas de Chuva é o segundo componente de um sistema de Aproveitamento da Água de Chuva. Antes dele é preciso usar o Filtro de Água de Chuva, e depois dele uma cisterna.
 
A função desse componente é separar e descartar as primeiras águas de chuvas fortes que fazem a lavagem da atmosfera, do telhado, calhas e tubulações. Obs.: águas de chuvas fracas não servem porque não fazem essa limpeza. Após o descarte inicial, as próximas águas que vão estar bem mais limpas são direcionadas para a cisterna.
 
 

Como reaproveitar a água da chuva em residências

Saiba onde e como usar a água que vem de graça dos céus e economize a que vem do encanamento
 
É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada separada da caixa de água potável. 
 
Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência. Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. 
 
Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável. Algumas empresas, como a catarinense BellaCalha (www.acquasave.com.br), oferecem sistemas completos de aproveitamento de água de chuva. 
 
Eles podem ser instalados em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Nos edifícios prontos, o reaproveitamento será para as áreas comuns, já que o custo de criar uma rede paralela de água em cada apartamento torna a empreitada inviável.
 
Por Yuri Vasconcelos - Revista Vida Simples 
https://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteudo_274171.shtml

Outra forma de Captação

fonte img Internet


Dicas para Economizar Água

 
01: Faça avaliações dos hábitos relacionados com os gastos de água feito ao todo da vida. A maior parte, de certa forma, foi degradada e não utilizada. Especialistas atestam que somente no banheiro existe quase oitenta por cento do total utilizado em quanto o ser humano está vivo, em média. Tenha em mente de que quanto mais cedo à consciência de economia da água estiver na mente, maior será o volume economizado para usufruto das próximas gerações. Está é a melhor herança que pode ser deixada!
 
02: Olho atento com os vazamentos, fato que deve ser considerado de maneira principal entre os proprietários de piscinas, cujo pequeno buraco pode causar grandes desperdícios. Pensadores apontam que o vazamento que possui uma gota por segundo quando não interrompido no período de um ano pode vazar quase 2,5 mil galões.
 
03: Instalação de dispositivos relacionados com a economia de água é um passo interessante que deve ser levado em consideração entre os cidadãos com consciência sustentável. Mercado atual disponibiliza séries de dispositivos instaláveis de maneira simples. Chuveiros devem ter controladores de fluxo da água, aeradores em torneiras, vasos sanitários com mecanismos de economia para a descarga, e assim por diante. Em cada temporada existem novas invenções que tornam a vida da cada com maior nível e sustentabilidade.
 
04: Reutilizar a água também representa ponto importante no sentido de usar o recurso natural com consciência ao invés de desperdiçar.
 
A maior parte da superfície do planeta Terra é recoberta de água, de tal forma que muitos afirmam que a Terra deveria chamar-se “Planeta água”. No entanto esse fato não garante a abundância de água ou a garantia de seu uso, pois a maior parte dos recursos hídricos do planeta está nos oceanos e nas calotas polares, congeladas. Esses fatos dão o contorno de uma realidade inusitada, mesmo com a abundância de água no planeta Terra, mais da metade da população do mundo sofre por falta ou por escassez desta, e nem o Brasil, com a riqueza de recursos hídricos que possui está excluído deste quadro, pois no nordeste brasileiro ainda há muita gente que passa necessidades pela falta de água.
 
Escassez de Água
 
O Brasil se destaca pela sua riqueza de recursos naturais, entre eles estão também os recursos hídricos, pois sua reserva de água doce é a maior do planeta, enquanto outros países do Oriente Médio e da África sofrem pela escassez de água que ocasiona problemas crônicos de difícil resolução. Contudo, mesmo frente a tantos problemas ocasionados pela escassez de água em outros lugares do mundo e até em algumas regiões do Brasil, ainda se registra um grande volume de desperdício de água em nosso território, podendo a chegar até 70% do volume de água gasto.

 

Não desperdice água

Consumo de água com torneira vazando

Torneira gotejando gasta 46 litros/dia Torneira com abertura de 1mm gasta 2,088 litros/dia
Torneira com abertura de 2mm gasta 4,512 litros/dia
Torneira com abertura de 6mm gasta 16,636 litros/dia
Torneira com abertura de 9mm gasta 25,636 litros/dia
Torneira com abertura de 12mm gasta 33,984 litros/dia

imgs: internet


Água como recurso cada vez mais limitante - Universidade de São Paulo


Esgoto de Araruama - Tratamento Natural 

 


Projeto do Instituto Terra ajuda a recuperar nascentes (antes do desastre)

Após o desastre

 Ver mais


A Água não vai acabar...

Toda a nossa água veio do espaço, de carona em cometas. E não vai fugir daqui. As mesmas moléculas de H2O que você toma hoje já passaram pela goela de algum dinossauro, já que a água é praticamente indestrutível. Só uma coisa pode acabar com ela: a burrice.

Revista Super Interessante


Aumentar o tamanho de uma imagem ao passar o mouse

CodigoFonte.com.br

Pouse o mouse na imagem para amplia-la.
Meia-Ambiente Casa Eficiente - Fontes renováveis de Energia
 
O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, ou alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes.
wikipédia
 

 
Zappiens Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br lançou o Zappiens.br, um serviço gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural.

Duplo clique no vídeo e, rotacione o seu dispositivo para assistir em Tela Inteira (Fullscreen).

>> zappiens Série Fontes Renováveis de Energia - Casa Eficiente

>> Leia mais: