Um concerto clássico que vai além da música: o quarteto Salut Salon.

30/08/2016 10:20

 

Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


 

Salut Salon

 

De forma criativa, pela primeira vez no Brasil, o grupo Salut Salon traz a música clássica com uma nova roupagem, que pode conter elementos teatrais e circenses

 

Musica clássica vista e ouvida de outra forma, muito mais divertida: é assim que o grupo feminino Salut Salon tem trabalhado ao longo de dez anos de carreira. O renomado grupo se apresentou pela primeira vez no Brasil, nos dias 09 e 10 de abril, às 21h (2015), no Teatro Bradesco em São Paulo. O inesperado faz parte do repertório destas virtuosas mulheres, em suas performances podemos observar elementos teatrais, teatro de bonecos, acrobacias e até mesmo gags circenses.

“Qualquer coisa cabe no nosso trabalho: Mendelssohn, palhaçada artística, teatro de fantoches etc”, explica a violonista Angelika Bachman, uma das fundadoras do grupo. E foi assim que Salut Salon conseguiu atingir a incrível marca de 17 milhões de visualizações de seus vídeos no Youtube. “É tudo sobre a quebra de expectativas, provocando as pessoas e até assustando um pouco, e depois pegá-los e leva-los a algum lugar novo”, conta a pianista Anne-Monika Von Twardowiski.

O vídeo de 17 milhões é o Competitive Foursome, onde vemos as quatros musicistas batalhando musicalmente para tocar "The Summer", composta por Antonio Vivaldi, onde vemos que Salut Salon vai além da música clássica.

O quarteto é composto por Angelika Bachmann, Iris Siegfried, Anne-Monika von Twardowski e Sonja Lena Schmid. 

Foto: (André Reinke/Reprodução).

Influenciado por artistas inovadores como Astor Piazzolla e Camille Saint-Saenz, daqueles que nunca impuseram limites ou amarras para sua criação, Salut Salon também floresce neste amplo espaço da liberdade criativa. “As boas ideias surgem de fato quando na verdade soltamos as rédeas de nossos pensamentos e experimentamos coisas que ninguém jamais teria pensado em trabalhar”, revela a violoncelista Sonja-Lena Schmidt.

 

Reedição: - Publicação editada e publicada em 10 de Abril de 2015.

Marcio Moraes, do cmais+  Arte & Cultura

https://cmais.com.br/arte-e-cultura/um-concerto-classico-que-vai-alem-da-musica-o-quarteto-salut-salon

Academia Bach de Stuttgart, quarteto Salut Salon e terceiro concerto da série Trajetórias no Theatro Municipal.

Salut Salon BR Sternstunden Gala 2014 des BR

Salut Salon

Salut Salon é o nome de um quarteto de música de câmara mulheres de Hamburgo, que ocorre na formação piano, violoncelo e dois violinos desde 2002 e foi fundado pelo violinista Angelika Bachmann e Iris Siegfried.

Característica do seu repertório são rearranjados peças clássicas, títulos de folk e música de cinema, chansons próprios, tango, pop, jazz, teatro de fantoches e acrobacias instrumentais - um crossover além das categorias de "E" e "U". O nome Salut Salon é (ao piano e violoncelista Simone Bachmann com Ameli Winkler) de volta para as peças favoritas do lineup quarteto original: de Edward Elgar "Salut d'amour". Uma vez que o núcleo do Quarteto na década de 1990 um regular salão literário-musical foi um "Jour fixe", no distrito de Hamburg Eppendorf, foi Salut Salon .