Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas
Ciência
Por que com o passar dos anos achamos que o tempo passa mais rápido?
Postado em: 25/04/11 por: RickSk8 Categoria: Curiosidades
O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... Você começará a perder a noção do tempo. Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e, portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.
https://www.euviali.com/curiosidades/por-que-com-o-passar-dos-anos-achamos-que-o-tempo-passa-mais-rapido/
É possível parar o tempo?
Digamos que você esteja em um avião viajando para o oeste ao redor da linha equatorial da Terra. Na linha do equador, os fusos horários estão a um pouco mais de 1.600 km de distância, então para atravessar um deles a cada hora, o avião teria de voar a uma velocidade ligeiramente superior a 1.600 km/h.
Se você começasse a voar ao meio-dia, à uma da tarde (de acordo com o seu relógio) você atravessaria um fuso horário, fazendo com que seja meio-dia novamente. Esse processo continuaria enquanto seu avião pudesse permanecer no ar. Assim que seu relógio passasse das 12h59, você o faria voltar para o meio-dia de novo. Durante toda a sua viagem ao redor da Terra em direção ao oeste, o tempo ficaria entre meio-dia e uma da tarde.
Na verdade, você estaria mantendo sua posição na Terra em relação ao sol. Você estaria voando na mesma velocidade em que a Terra está rodando, mas indo em direção contrária, portanto o sol ficaria sempre na mesma parte do céu. Sabemos que ao meio-dia o sol está aproximadamente acima de nossas cabeças, então nessa jornada o sol estaria sempre acima do avião. Na verdade, você estaria perseguindo o meio-dia ao redor do mundo. Se você prefere pores-do-sol, você poderia observar um pôr-do-sol eterno se partisse em sua jornada para o oeste assim que o sol começasse a se pôr.
E se o avião pudesse permanecer no ar por dias ou até semanas? Você ficaria parado no tempo para sempre? A resposta é que a hora do dia seria sempre a mesma, mas a data continuaria a mudar. A hora estaria sempre entre meio-dia e uma da tarde, mas cada vez que você cruzasse a Linha Internacional de Data, no mesmo momento seria meio-dia do dia seguinte.
A Linha Internacional de Data vai do Pólo Norte até o Pólo Sul, através do Oceano Pacífico. Ela fica do lado oposto da linha do meridiano (que é Greenwich, na Inglaterra).
Antes que a Linha Internacional de Data fosse estabelecida, o explorador português Fernão de Magalhães, que foi o primeiro a navegar ao redor da Terra, descobriu, quando voltou, que havia se passado um dia a mais do que o esperado. Seus tripulantes haviam anotado os dias com atenção em seus diários, e aconteceu que durante quase três anos de viagem eles haviam visto um nascer do sol e um pôr-do-sol a menos do que as pessoas que estavam em terra.
Postado em: 05/03/11 por: RickSk8 https://www.euviali.com/curiosidades/e-possivel-parar-o-tempo/
MAIS LAMBANÇAS: UMA DEFESA PRA LÁ DE DESASTRADA
Megacurioso quer saber: qual é o som do espaço ao redor da Terra?

O misterioso Triângulo das Bermudas - melhor visualização em tela inteira (fullscreen)
Um lugar conhecido pelo desaparecimento de inúmeras embarcações e aeronaves, há décadas desperta mistério e curiosidade, e por muitos anos surgiram muitas explicações e teorias pra esse fato, esta é mais uma.
> Por que desaparecem aviões e navios no Triângulo das Bermudas?
> Lua: 10 kg > Marte: 23 kg > Mercúrio: 23 kg > Vênus: 53 kg > Saturno: 64,5 kg > Júpiter: 160 kg > Sol: 1680 kg