Reviravolta no Futebol das Rádios Cariocas - Papodebola

06/05/2012 03:47

 

"Essa mexida no rádio carioca é, sem precedentes, a maior dos últimos 25 anos, pelo menos. No começo da década de 60, as rádios que dominavam eram Guanabara equipe primorosa com Doalcei Camargo, João Saldanha e Mário Vianna, Nacional o inigualável Jorge Curi e Continental o já com grande sucesso Waldir Amaral. O sucesso de Waldir era tão grande que, por volta de 1961, a Globo o contratou. 

Analisando friamente, ele não era um narrador dos mais primorosos, mas até hoje foi um homem inigualável tanto no campo comercial como também no marketing, muito à frente de seu tempo. Tanto ele era assim que, não contente apenas com a chefia de esportes, certa vez encostou simplesmente Roberto Marinho contra a parede, exigindo que a direção comercial da rádio fosse lhe passada. Uma semana depois o diretor comercial era demitido, e Waldir estava no cargo que sempre almejou. Ele usava de todos os métodos para mostrar sua supremacia na audiência. Comprava rádios enormes e instalava nos bares do Maracanã, fazendo com que sua voz e os sinais da Globo ecoassem pelo Maraca. 

Quando Waldir também viu que a aceitação popular à narração de Jorge Curi no pool de Globo, Nacional e Gaúcha na Copa de 1970, não pestanejou e tirou Curi da Nacional, dividindo por 12 anos com ele as transmissões das principais partidas de cada rodada, cada um narrando um tempo. Além de trazer um dos grandes narradores da época, minando a concorrência, Waldir já se precavia pelo fato de sua voz, que nunca foi muito potente, demonstrar falhas. Com isso, seu gogó seria poupado, tendo apenas que narrar um tempo de jogo. O que ele não contava é com o cada vez maior crescimento de um de seus maiores pupilos, José Carlos Araújo, que estava na Globo desde 1964. Waldir lhe deu grandes oportunidades o transformando em segundo narrador e em um gênio da área comercial. Isso chamou a atenção da Nacional, que lhe contratou para ser o comandante do esporte, que estava bastante enfraquecido desde a saída de Curi. Com base no grande conhecimento comercial que sempre teve, 

Garotinho pôde atrair os grandes nomes do rádio carioca da época. Tirou Deni Menezes e Luiz Mendes da Globo e o na época repórter Washington Rodrigues da Tupi, e lhes oferecia participações na venda de espaços comercias na programação da Nacional, o que fez com que o faturamento deles fosse muito bom. Esta foi uma grande mexida do rádio da época. Garotinho não tardou em encostar e logo ultrapassar a Tupi de Doalcei Camargo, e sua popularidade passou a incomodar a Globo. Waldir fez de tudo para que José Carlos não fosse para a Nacional, inclusive entrando com ações judiciais contra isso. Ele fez grande pressão interna também com outros componentes de sua equipe para que não saíssem. Esta pressão foi a responsável para o jovem Luiz Penido, que sempre teve em Garotinho um grande amigo e mentor, não acompanhá-lo na Nacional. 

Waldir deixou a Rádio Globo em 1983 e também deu uma movimentada pois formou uma fracassada equipe na Rádio Jornal do Brasil, mas levou nomes como João Saldanha, na época da Tupi. A Globo permaneceu com o esquema de dois narradores durante o jogo, um em cada tempo, com Edson Mauro substituindo Waldir. No fim de 1984, ocorreu a talvez maior mexida da história do rádio carioca. Com desavenças perante a chefia da Globo, Jorge Curi se demitiu no ar e foi substituído pela dupla de grande sucesso na Nacional, Garotinho e o já comentarista Apolinho. 

A audiencia da Globo triplicou rapidamente, porém, nada disso foi fácil. José Carlos encontrou resistência na Globo e houve debandada. A dupla principal de repórteres, Loureiro Neto e Kléber Leite, deixou a Globo. Foram respectivamente para JB e Tupi, para onde também foi Curi, para fazer dobradinha com Doalcei, em um timaço que contava com Raul Plassmann nos comentários e Ronaldo Castro nas reportagens. 

Em 1988, Penido deixa a Globo e monta uma equipe na Tupi muito forte, mas que também não fez muita frente à Globo. A grande virada na audiência passou a ocorrer em 1999, quando, por divergências com a direção da Globo, Apolinho seguiu para a Tupi. Com ele, muitos ouvintes também foram com o tempo, principalmente pelo fato de a Globo ter se nacionalizado muito, colocando notícias de times de Minas e São Paulo em noticiários que eram voltados para o Rio. Acompanhado com o fato de Penido ser um locutor já amadurecido e em ascensão, e Garotinho já não estar mais com aquele pique de outrora, chegamos a este quadro de liderança da Tupi atualmente."

Daivid Poeys Mendes

Compridérrima mensagem, mas com muito conteúdo bacana e relevante, daí eu publicá-la com este tamanhão todo.
 
"Washington Rodrigues jamais sairia da Rádio Tupi, embora tenha muito mercado em qualquer lugar. Várias vezes foi convidado para retornar à Rádio Globo e não o fez por ser contra a forma com que ela faz as transmissões. Os intervalos dos jogos são poluídos de propaganda e reportagens supérfluas. O que menos fala é o comentarista. Não sei se José Carlos Araújo se aposentará em 2014, já ouvi falar. Ele me parece baleado e desmotivado, uma pena. Culpa dos incompetentes que dirigem a Rádio Globo do Rio desde a saída do grande diretor Mário Luiz, culpa de quem inventou a tal Rádio Globo Brasil. 
 
Apolinho é um cara muito criativo e gostaria muito de escutá-lo de novo na Rádio Nacional, apresentando programas não só de futebol, mas fazendo comunicação com Nilton Abhrian como faziam no programa 'Nacional 80' e, depois, no 'Show da Madrugada' da Globo, quando ela era 'a' rádio. Deveriam desmanchar a Rede Globo de Rádio, que foi muito ruim e é uma balela que não funciona, um blefe. 
 
Saudades do Luiz Mendes. Espero que surja um Mendes moderno, que goste e entenda de futebol, que saiba muito de computador para agitar a galera jovem e interagir com o moderno. Não gosto do Luiz Penido, que acho que grita demais, mas deixaram ele voltar para a Globo e o bicho vai pegar no Rio. E outra: rádio 100% esportiva não dura muito tempo. 
 
O Rio de Janeiro teve nos anos 60 a Continental, que não durou muito e tinha um timaço com Luiz Mendes, Waldir Amaral e Carlos Marcondes, só feras. São Paulo teve a Gazeta e Porto Alegre parece que teve também uma com Pedro Ernesto Denardin e cia."
 
Isabel Pinheiro
 
Mas eram outros tempos, Isabel, a Continental nos anos 60 e a Gazeta e a Sucesso nos anos 80. Nos tempos atuais, com Copa do Mundo e Olimpíada por vir aqui no Brasil, outra mentalidade do público em sintonia maior com a Internet, enfim, pode ser que dê certo.
 
https://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20120427.htm
 
    Despedida de Jorge Curi na rádio Globo 1220            L.Penido sai da R Tupi e volta a R globo
    Khz em 1984                                                                                       
  

   Doalcey Camargo narra o gol do título                                                   Copa 1950

   do Flamengo em 1980 - Rádio Tupi                                                       O Brasil Chorou

 

...E o garotinho José Carlos Araújo estava transmitindo o jogo ao microfone da Rádio Nacional. Na ocasião os trepidantes repórteres de campo eram: Denis Menezes e Washington Rodrigues, ele mesmo, aquele que foi técnico do Flamengo...

- Detalhe, interrompe Denis a transmissão do garotinho...
- Fala trepidante.
- Vai entrar Valdo no lugar de Renato.
E o garotinho não entende a informação e pergunta:
- É Valdo ou Dalton ?
E o Denis repete:
- É Valdo !
E o garotinho:
- Portanto entrando Naldo no lugar de Renato... Ô Denis, confirme: É Naldo, ou Dalton ?
Quando o criativo Washington Rodrigues manda essa, pra resolver o impasse:
- É Valdo com V de Armando Marques...
A risada “comeu solta no ar”, ninguém conseguia narrar nem comentar mais nada. Enfim o garotinho entendeu a informação... 
 
Extraído de Sintonia do radialista e historiador carioca, Renato Justino Pereira.
https://jabadobom.blogspot.com.br/search/label/CAUSOS%20DO%20R%C3%81DIO
 

O Clube de Futebol que eles torcem.

 
TV Globo
 
Galvão Bueno – Flamengo
Cléber Machado – Santos
Luís Roberto – São Paulo
Sérgio Noronha – Vasco
 
TV Bandeirantes
 
Nivaldo Prieto – Palmeiras
Luciano do Valle – Ponte Preta
Mauro Beting – Palmeiras
Milton Neves – Santos
 
SporTV
 
Luis Carlos Jr. – Fluminense
Milton Leite – Corinthians
Paulo César Vasconcelos – Botafogo
Alex Escobar – América-RJ
Renato Maurício Prado – Flamengo
Marcelo Barreto – Flamengo
Alberto Helena Jr. – São Paulo
José Roberto Wright – Fluminense
 
Espn Brasil
 
José Trajano – América-RJ
Paulo Vinícius Coelho – Palmeiras
Mauro César Pereira – Flamengo
Paulo Calçade – Corinthians
Antero Grecco – Palmeiras
Sílvio Lancellotti – Corinthians
Soninha – Palmeiras
André Plihal – São Paulo
João Palomino – São Paulo
Paulo Amigão Soares – São Paulo
Fernando Calazans – Flamengo
Juca Kfouri – Corinthians
 
Outros
 
José Silvério (Band-SP) – Cruzeiro
Wanderley Nogueira (Jovem Pan-SP) – São Paulo
Flávio Prado (Jovem Pan-SP) – São Paulo
José Carlos Araújo (Band News-RJ) – Fluminense
Gerson "O Canhota" (Band News-RJ) - Fluminense
Gilson Ricardo (Band News-RJ - Flamengo
Mauro Leão (O Globo) – Botafogo
Fernando Vanucci (Rede TV!) – Botafogo
Pedro Ernesto (Rádio Gaúcha) – Grêmio
Wianey Carlet (Zero Hora) – Internacional
David Coimbra (Zero Hora) – Grêmio
Paulo Brito (RBS) – Internacional
José Aldo Pinheiro (RBS) – Grêmio
Luís Carlos Ostermann (Zero Hora) – Grêmio
 
https://www.pedefigueira.com.br/entretenimento,1525,pra-que-time-torcem-os-narradores-de-futebol
 
Super Rádio Tupi RJ
 
Washington Rodrigues - Flamengo
Odilon Júnior - Flamengo
Jorge Nunes - Vasco
J. Santiago - Vasco
Wagner Menezes - Fluminense
Sérgio Américo - Flamengo
Eugênio Leal - Vasco

Mais de Futebol clique aqui