16:13:37
Seja sempre bem-vindo (a) e aproveite para visitar nossas outras páginas
TV TUPI
Rede Tupi de Televisão
A Memória do Brasil Preservada
imagens: https://4.bp.blogspot.com/
Ao contrário do que aconteceu no mundo, que já contava com transmissões televisivas na década de 30, tais como coroação de reis, e noticiários sobre a Segunda Guerra, a implantação da televisão no Brasil deu-se apenas na Década de 50.
TV TUPI – A PIONEIRA Como todo invento que se preze, antes de ser realmente implantado, a televisão teve sua pré-estréia no dia 03 de abril de 1950. A inauguração oficial se deu apenas em 18 de setembro de 1950, na cidade de São Paulo, pela extinta TV Tupi (PRF-3 TV TUPI de São Paulo).
A Tv Tupi se tornou a primeira emissora de televisão do Brasil (e da América Latina), iniciativa do jornalista Francisco de Assis Chateaubriand, ou Chatô, para os íntimos.
https://www.microfone.jor.br/hist_tupi.htm
E assim surgiu a Televisão no Brasil
PRF 3 TV Tupi Difusora
Primeiro programa em cores na Tv Tupi
<< Iris Lettieri
Locutora - Cantora - Atriz - Modelo
atuou na TV Tupi do Rio de Janeiro e São Paulo.
CAREQUINHA

O carioca Carequinha nasceu no circo, sua mãe era trapezista e seu pai fazia todos os tipos de trabalho no Circo Peruano, cujo dono era o avô materno de Carequinha. Ele entrou no picadeiro pela primeira vez em 1920, quando tinha apenas cinco anos, e já fazendo humor.
Antes de ir para a televisão ele foi cantor e pertenceu ao cast da Rádio Mayrink Veiga. Chegou à TV Tupi do Rio de Janeiro em 1951, na abertura da emissora para comandar o programa "Variedades Tupi", que dois anos depois se transformou no "Circo Bombril".
O programa ficou no ar até 1967, e Carequinha sempre teve ao seu lado na apresentação e nos variados quadros de palhaçada que inventava, o amigo e também palhaço Fred, que também o acompanhou no cinema, onde eles fizeram "Sai de baixo"; "Com jeito vai" e "Sherlock de araque".
Carequinha levou alegria e bom humor á crianças e adultos no "Circo Bombril" e, em paralelo, criou uma carreira de grande compositor e cantor de cantigas de roda e de marchinhas. Era de sua autoria músicas como "O bom menino"; "Canção da criança"; "Escravos de Jó" e "Minha burrinha".
Em 1964, Carequinha foi homenageado no I Festival Internacional de Clown, realizado na Itália, coroando uma carreira dedicada ao humor mais simples e a muitas palhaçadas. Ele voltaria à televisão na década de 1980, comandando o "Circo Alegre" na extinta TV Manchete, que ficou três anos no ar.
Muito homenageado em todo o país, Carequinha dá nome a ruas, praças, centro cultural e foi tema de samba enredo de escola de samba. Mas a maior lembrança dela é a alegria e o carinho com que tratava as crianças no circo e na televisão, e do seu famoso bordão, "Tá certo ou não tá?".
https://www.telehistoria.com.br/colunas/index.asp?id=14452
A Novela da Tupi que nunca foi ao ar com Eva Wilma porque a Tupi fechou seu departamento de Telenovelas
Reportagem de uma edição da Contigo de 1980 sobre a novela Maria Nazaré (Reprodução)