saudação

Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


 

Rádio Jornal do Brasil - JB

1961 - Governo tira Rádio JB do ar

 
"Há poucos meses, o Diretor-Superintendente da Rádio Jornal do Brasil foi chamado, às pressas, ao Gabinete do Presidente da Comissão Técnica de Rádio, para responder por uma notícia que a emissora não divulgara. 
 
Na ocasião, diante de certas advertências que lhe foram feitas, perguntamos em editorial, quem as havia determinado. Até ontem, o nosso editorial ficou sem resposta. Hoje, porém, podemos dizer que ela nos foi dada de maneira a não deixar mais dúvidas. 
 
O Presidente Jânio Quadros, finalmente, revelou-se. Suspendendo as transmissões da Rádio JB por ela ter divulgado uma notícia sem maior importância, e ameaçando todas as outras emissoras do País, mostrou qual é a sua verdadeira opinião a respeito da liberdade de informações. 
 
E deu-nos a entender que vai usar todos os meios possíveis para calar aqueles que o criticam". 
 
As transmissões da Rádio Jornal do Brasil foram suspensas por três dias, na véspera do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa - pela Comissão Técnica de Rádio, por ordem do Presidente da República, Jânio Quadros. 
 
A medida foi justificada com base na divulgação de uma notícia que afirmou ser falsa e perturbadora para as Forças Armadas. 
 
Tratava-se de um suposto acordo entre Brasil e Argentina para a redução dos efetivos militares e melhor aproveitamento comercial da fábricas de armamento e munição brasileiras. A classe jornalista pronunciou seu enérgico apoio à rádio, a qual contou igualmente com a solidariedade calorosa da opinião pública.
 
O episódio da suspensão das transmissões da Rádio Jornal do Brasil foi um feito inédito em período de funcionamento do regime democrático no país. Após os três dias, as operações foram normalizadas.
 
O começo do fim da democracia
 
Será que o Presidente Jânio Quadros tinha intenções de intrigar uma instituição como o Jornal do Brasil, à época já com a tradição e credibilidade de mais de 70 anos, com outra, também tradicional, mais antiga e imponente, as das Forças Armadas, deturpando o sentido e as intenções de uma notícia? 
 
A resposta não demoraria a chegar. Numa desastrosa e frustrante gestão de sete meses que culminaria em sua renúncia ao cargo de Presidente da República, Jânio acendia o pavio que culminaria, três anos depois, no golpe militar, que colocaria a democracia brasileira à beira de um longínquo retrocesso.
 
Jornal do Brasil
 
 
Enviado por: Lucyanne Mano
https://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=8787

    

JB  A Era da Música no Rádio 

A Rádio Jornal do Brasil AM, Rio de Janeiro, ficou no ar de 10 de Agosto de 1935 até 1 de Março de 1992, nas frequências 940 kHs (AM), e 4875 kHs (OC). 
 
Mais do que uma homenagem, este áudio-clipe acima, é uma forma de agradecer à emissora que durante décadas brindou seus ouvintes com uma programação musical de extremo bom gosto, teve a ousadia e coragem ao tocar artistas que não tinham espaço em nenhum outro canal de divulgação.
 
Publicado em 18/06/2013 por Luiz Castello
Leia mais e ouça: >> https://www.youtube.com/watch?v=mAo-LE4pKcM
 
 

Excelentes locutores de "O Jornal do Brasil informa"

Eliakim Araújo, Sérgio Chapellin, Orlando de Souza e destaques para Alberto Curi, Willian Mendonça e Jorge "Magestade" apresentador dos programas

Primeira Classe e Pergunte ao João, entre outros.

 
A Rádio JB além do nome da música e do intérprete, também citava o nome dos compositores, hoje em dia detalhes pouco relevantes para a maioria das emissoras deste país.

JB AM Programas

POSTADO POR CLAUDINO OLIVEIRA

Rádio Jornal do Brasil Am 50 anos -1985

Publicado em 30/11/2013
Especial de 50 anos da Rádio Jornal do Brasil do Rio de Janeiro 1985.
Mcilio Digital Video
Marcilio Guedes Lima
mcilio@yahoo.com
https://youtu.be/SdEnJxB6qrI
https://www.youtube.com/watch?v=SdEnJxB6qrI

Rádio Jornal do Brasil atual: 

>> ouça aqui ou >> na JB.

img: wikipédia

Rádio JB - Willian Mendonça


Rádio JB - Voz feminina

Jornal do Brasil AM - 60 Min.de Musica Contemporânea 1976

Rádio JB AM RJ PRF-4 /940 khz Revista de Domingo