Fases da Lua

Ir para >> Calendário Lunar

Para quem gosta de saber sempre com antecedência as fases da Lua, neste artigo trazemos um calendário completo para que você possa consultar e até mesmo imprimir para ter essas informações sempre a mão e utilizar quando precisar.

A Lua em cada um dos 12 Signos Zodiacais:


 


Áries

Ficamos mais ativos, corajosos e impulsivos. Período favorável a decisões rápidas, mudanças e inícios de projetos.


Touro

Aumentam nossas necessidades de buscar segurança material e financeira. Aumenta também a nossa busca a tudo aquilo que nos gratifique emocionalmente.

 


Gêmeos

Nossas faculdades intelectuais, mentais, culturais e públicas estão aumentadas. Aumenta a facilidade de contatos. As pessoas ficam mais comunicativas e também curiosas.

  
Câncer

A sensibilidade exalta-se, podendo chegar à pieguice. Ficamos mais sensíveis e afetivos. É um bom período para nos dedicarmos aos assuntos domésticos, aos favores e empréstimos.

 


Leão

A sensibilidade exterioriza-se mais facilmente. Aumenta nossa energia vital e também a busca por aventuras, divertimentos e paixões. É um bom período para as especulações financeiras e para lidar com pessoas influentes.

 


Virgem

Ficamos mais analíticos,mais críticos e seletivos. Á imaginação está menos atuante. Ficamos mais práticos. E um bom período para tratar de tudo que necessite de organização. Também é favorável aos tratamentos de saúde.

 


Libra

Período em que buscamos a harmonia. Ficamos mais 
tolerantes, mais diplomáticos. É grande a preocupação com a estética, com a aparência. As associações estão favorecidas.

 


Escorpião

Nesta fase a Lua acentua os desejos incontroláveis. É o momento das grandes paixões, atitudes agressivas e audaciosas. Nosso magnetismo pessoal está muito aumentado. É a hora de o usarmos!

 


Sagitário

É o momento do entusiasmo. As oportunidades encontram-se favorecidas. O otimismo e o idealismo estão em alta.Período bom para viagens, estudo e empreendimentos ambiciosos.

 


Capricórnio

Ficamos mais sérios e introspectivos. É uma fase em que nos tornamos práticos e objetivos. Bom período para tratar de assuntos imobiliários.

 


Aquário

A sensibilidade funciona como se fosse um radar que captasse o outro. Ficamos mais criativos e desejosos de liberdade. Os negócios são beneficiados.

 


Peixes

Ficamos extremamente sonhadores e sensíveis. Sentimos a necessidade de nos devotarmos ao próximo. Bom período para meditar e aprofundar-se em assuntos místicos.

 

 

  http://www.senhoradalua.com/influencia.htm  

  Cada fase da Lua manifesta um tipo de energia  própria, o conhecimento de suas características pode nos ajudar a sintonizar com sua força e usufruir de seus benefícios. 

O efeito mais conhecido do ciclo das fases, é provocado pela evolução da gravitação conjunta da Lua e do Sol, que se expressa em vários fenômenos na Terra, tais como as marés do mar e das emoções.

Lua Nova

- Adequada para semear plantas medicinais e cortar madeira;
- Período que atrai a espiritualidade;
- Momento de juntar forças e trabalhar em grupo, pesquisar, organizar-se, tomar decisões afetivas ou de trabalho;
- Fase ideal para meditar e reavaliar a si mesmo ou uma situação pendente;
- Ideal para reflexos, tinturas e permanente de cabelo.

Lua Crescente

- Período propício para semear tudo o que frutifica acima do solo, como frutas, grãos, flores;
- Indicado para tratamentos de acupuntura e corte de cabelo;
- Não é boa para começar dietas rigorosas;
- Momento de definição, pois os sentimentos e emoções tornam-se mais claros e as atitudes mais objetivas. 

Os impulsos devem ser colocados em prática;

- Bom para intensificar os contatos sociais.
- Exerce atração magnética sobre todas as coisas expostas à sua energia. É a época ideal para traçar novos planos, investir em uma relação amorosa e plantar ervas mágicas;

- Período adequado para dar início a algo novo, fazer viagens, cursos, escrever, empreendimentos, lançar produtos novos, atividade física, reciclagem de projetos e opiniões.

Lua Cheia

- É a melhor fase para a colheita de frutos que estarão mais suculentos e para cultivar plantas de ciclo bienal;
- Desaconselhado para cirurgias abertas. Quando as marés sobem ao nível mais alto e a pressão lunar é mais forte, os efeitos sobre nosso organismo e nosso comportamento são mais poderosos;

- Boa ocasião para resolver dificuldades de convívios familiares e amorosos, mudar de emprego ou de residência. É a Lua  certa para executar tarefas e negócios importantes;

- Os projetos iniciados chegam ao seu desenvolvimento máximo;
- Especialmente indicado para pedidos ao Universo e exercícios de poder mágico (Cuidado com o que diz, pois nada ficará em segredo ou a salvo de muitos comentários);

- Época de expansão interior, recarregar energia;
- Indicado para hidratação de pele e corte de cabelo para ganhar volume.

Lua Minguante

- Esta fase é boa para a colheita, adubar, podar, cortar madeira para móveis, colher grãos e semear, exterminar as pragas e também podar ervas e plantas;

- Época ideal para iniciar regimes e dietas (1º dia da Lua minguante, no signo de Virgem);
- Período propício para cirurgias e tratamentos de saúde;
- Tratamentos de acupuntura devem ser evitados;
- É o momento certo para desatar nós e por um fim pacífico em etapas, sociedades e relacionamentos;
- Nestes dias aproveite para livrar-se daquilo que não precisa mais, fazer limpeza doméstica, para finalizar tarefas começadas, para resolver assuntos pendentes, estar com seus filhos ou família;

- Corte anti-queda de cabelos para que se fortaleçam.

Aloha Claudia Michepud Rizzo >> http://sabedoriauniversal.wordpress.com/2010/07/12/as-influencias-das-fases-da-lua-em-nossas-vidas/

INFLUÊNCIAS DA LUA

No plano psíquico a Lua representa nosso inconsciente, nossas emoções.

Cada uma destas fases irá, então, influenciar de forma sutil nossa sensibilidade, nossa disposição e portanto nossas atividades.

Lua Nova (New Moom): É o momento de germinação, da busca de novos caminhos. Ficamos mais introspectivos e indecisos. Não é um bom momento para tomarmos decisões. É a época de deixarmos amadurecer nossos propósitos e ideais.

Lua Crescente (Waxing Crescent): Nossas idéias e emoções tornam-se, pouco a pouco, mais claras. Ficamos mais objetivos. É o momento de colocarmos em prática o que planejamos. Tornamo-nos mais sociáveis.

Lua Cheia (Foll Moom): Simboliza a plenitude. Ficamos mais receptivos. Nosso inconsciente aflora mais facilmente. Tudo que planejamos chega ao seu nível máximo de potencialidade.

Lua Minguante (Waning Crescent): Este é o período de avaliação daquilo que foi feito. É o momento de terminar tudo que foi iniciado nos ciclos anteriores. Ficamos extremamente sensíveis.

http://www.senhoradalua.com/influencia.htm

Imagem: http://sinasstria.wordpress.com/significado-e-influencia-das-fases-da-lua/  << leia mais.

Fases da Lua - Ilustração

 
            >> Anuário Interativo do Observatório Nacional     

   

Localização do Brasil no mundo

O Brasil está inserido na América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.

 

 

Existem no mundo dezenas de países que ocupam um território estabelecido em determinada posição geográfica no globo terrestre.

Dessa forma, o Brasil ocupa uma área no espaço geográfico mundial e, consequentemente, possui uma localização, ou seja, um “endereço” próprio.

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.

O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km².

O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras, 15.719 km. O extremo do país no sentido leste (Ponta do Seixas) a oeste (Serra Contamana) possui uma distância de 4319 km, já no sentido de norte (Monte Caburaí) a sul (Arrroio Chuí), 4.394 km. Essas dimensões favorecem a formação de três fusos horários distintos.

Essas características físicas do território favorecem a permanência de grande variedade de clima, vegetação, relevo, fuso etc.

A localização do Brasil no mundo
 

<< A localização do Brasil no mundo

Por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

 

 

Estações do anoESTAÇÕES DO ANO
Outono

20/Mar
13h57
Inverno
21/Jun
07h51
Primavera
22/Set
23h29
Verão

21/Dez
*20h03
Fonte: IAG/USP 

 http://www.cptec.inpe.br/


Períodos das estações do ano:

  • Outono: de 21 de Março a 21 de Junho 
  • Inverno: de 21 de Junho a 23 de Setembro
  • Primavera: de 23 de Setembro a 21 de Dezembro
  • Verão: de 21 de Dezembro a 21 de Março

 

>> leia mais

Equinócio e Solstício:   >>   leia mais    

Cálculo da Páscoa

cálculo da data da Páscoa, também conhecido como Computus em Latim , é fundamental no calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média.

A Páscoa  é celebrada no primeiro D omingo  após a primeira Lua Cheia que ocorre depois do Equinócio  da Primavera  (no hemisfério norte, Outono  no Hemisfério Sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês Lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.

 

Tabela até 2023

  • .   2013 31 Março           
  • .   2014 20 Abril              
  •     2015 05 Abril             
  •     2016 27 Março          
  •     2017 16 Abril
  •     2018 01 Abril
  •     2019 21 Abril
  •     2020 12 Abril
  •     2021 04 Abril
  •     2022 17 Abril        
  •     2023 09 Abril

A Lua atual - Hemisfério Sul

    

CURRENT MOON

>> Visão do espaço em tempo real ao vivo

 
Visão do espaço em tempo real ao vivo

  

 

 Van Gogh Crepúsculo pousar o mouse para ampliar 

Aumentar o tamanho de uma imagem ao passar o mouse

CodigoFonte.com.br

Fases da Lua em 2014

Calendário Lunar de: 1903 até 2122

Calendários Lunar e Sonar

>> Rio de Janeiro  outras cidades

A Origem da Lua

Não se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inúmeras teorias que relatam seu aparecimento em órbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra em razão da colisão.

A parte perdida do núcleo sofreu um processo de condensação e se aproximou do plano da eclíptica, que fez com que este núcleo condensado entrasse em órbita. Sua temperatura após a condensação explica a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares.

http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-origem-da-lua.htm

Atenção: a previsão em tempo oficial legal é baseada no fuso horário do seu computador. Sua precisão depende de configuração correta.   

>>  confira  a hora.

A LUA ATUAL HEMISFÉRIO NORTE

>> Planeta Fácil

Você pode saber quais planetas estão no céu da sua cidade a qualquer momento e em qualquer data, além de conhecer com bastante exatidão os parâmetros mais importantes para visualiza-los.

O objetivo do Planeta Fácil é permitir que qualquer pessoa ache rapidamente os planetas, sem que sejam necessários profundos conhecimentos de astronomia.
Com o Planeta Fácil você pode saber quais planetas estão no céu da sua cidade a qualquer momento e em qualquer data, além de conhecer com bastante exatidão os parâmetros mais importantes para visualiza-los.
O objetivo do Planeta Fácil é permitir que qualquer pessoa ache rapidamente os planetas, sem que sejam necessários profundos conhecimentos de astronomia.